segunda-feira, 23 de julho de 2012

Na onda dos sequestros sete indivíduos já vem o sol aos quadradinhos

Na onda dos sequestros sete indivíduos já vem o sol aos quadradinhos
Após um trabalho de investigação polícial aturado, seis indivíduos confessos estão presos pela práctica de sequestro na cidade e província de Maputo, trata-se de cinco cidadãos moçambicanos e um nigeriano, cujos nomes não foram avançados.
Texto: Coutinho Macanandze
De acordo com informações habituais da situação criminal na cidade de Maputo, o porta-voz do comando geral da PRM, Pedro Cossa, disse que os malfeitores dedicavam-se a práctica de sequestros de indivíduos de classe média e onde depois eram mantidos em cativeiro em esconderijos, sediados na cidade da Matola, nos bairros de Hanhane, Tsalala e em Beluluane.  
Outros 10 indivíduos ainda estão a ser investigados, uma vez existir no laudo polícial, fortes indícios da participação dos arrolados no caso.
De recordar que na fase inicial da investigação foram arrolados 22 indivíduos, dos quais cinco foram ílibados por não existir matéria criminal do seu envolvimento nos sequestros.
A fonte acrescenta ainda que os prácticantes dos sequestros, com o dinheiro dos resgates compraram diversas viaturas das quais 12 foram identificadas no centro da cidade e avançou ainda existir outros esconderijos na província com carros e diversos bens de grande valor monetário.
Ainda no rol das operações políciais, foram detidos no aeroporto internacional de Maputo, dois cidadãos tanzanianos, nomeadamente Aly Muhina e Joseph Andule, por porte de 142 ampolas de drogas que se supõe que seja cocaina, das quais 40 ampolas estavam na pasta e as restantes foram extraidas no interior do organismo, após a submissão de um exame médico aos suspeitos.
Os traficantes de droga ora detidos, faziam-se transportar na aeronave que liga Portugal-Moçambique, vindos do Brasil, concretamente da cidade de São Paulo, onde possui um estatuto negro em torno da circulação de estupefacientes.
Cossa mostra-se preocupado com o índice de assaltos que estão tomar de assalto a cidade de Maputo, a título de exemplo, no bairro da Somerchild, quatro indivíduos não identificados e ainda em parte incerta, munidos de armas de fogo do tipo pistola, introduziram-se numa residência e apoderaram-se de diversos bens. Tendo de seguida se introduzido numa viatura de marca Hyunday, que depois viriam a abandonar a própria viatura no bairro da Malanga. No interior do autocarro, a polícia, recuperou quatro armas de fogo que os meliantes usavam para alcançar os seus intentos.