sexta-feira, 27 de julho de 2012

TPM Quer adquirir 600 autocarros para cidade e província de Maputo

TPM Quer adquirir 600 autocarros  para cidade e província de Maputo

A Empresa Municípal Transportes Públicos de Maputo (TPM), com vista a responder positivamente a problemática da crise de transporte que assola a cidade e província de Maputo,
precisa de financiamento monetário não quantificado para a aquisição de 600 novos autocarros, de modo a solucionar o problema.

Texto de: Coutinho Macanandze

 O Vereador de Transportes e Trânsito do Conselho Municípal da Cidade de Maputo, João Matlombe, disse que o pico da crise dos meios circulantes na urbe foi atingido em 2010, o que levou à aquisição de mais cento e cinquenta autocarros movidos a gás e setenta movidas a diesel, facto que não conseguiu cobrir o dêfice do transporte .
 Destes meios circulantes disponíveis apenas metade é que está em pleno funcionamento devido aos elevados custos de manutenção e à falta de peças sobressalentes no mercado nacional para os existentes, segundo conta Matlombe.
Matlombe, conta ainda que outro factor que não permite com que se faça uma manutenção dos autocarros ora inoperacionais, resulta por um lado, das receitas escassas que não cobrem as despesas daquele serviço , assim como do número reduzido de autocarros a circularem naqueles dois pontos do país.
A fonte acrescenta que o fluxo do parque automóvel constitui também uma pedra no sapato para a edilidade, visto que as vias de acesso já não conseguem fazer vasão, o que obrigou a que a edilidade redifinisse a estrutura urbana, que provavelmente irá estancar este dilema.
Para aquisição dos autocarros, espera o financiamento do governo central e parceiros de cooperação, uma vez que as taxas de transporte cobradas ainda estão muito longe de ser rentável.   


Sem comentários: