Fé
A Igreja recebeu a verdade última sobre a vida humana como um dom do amor de Deus Pai, na revelação de Jesus Cristo. "Deus amou tanto o mundo que enviou seu Filho unigênito..." (Jo 3, 16). Cristo é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14, 6). O verdadeiro significado da vida, portanto, é uma pessoa: Jesus Cristo. A verdade comunicada por Cristo é a fonte absolutamente válido do significado da vida humana (n. 12). As respostas definitivas às perguntas do homem sobre a dor, o sofrimento do inocente ea morte são encontradas em Death Paixão de Cristo, e Ressurreição (n. 12).
Todas as criaturas humanas, e não apenas filósofos, têm o direito de receber a verdade sobre sua existência e destino (n. 38). Pela revelação de Jesus Cristo, Deus fez a verdade acessível a todo homem e mulher. Jesus Cristo não é apenas a revelação de Deus ao homem, ele é também a revelação do homem ao próprio homem. No mistério do Verbo encarnado, o homem pode entender a si mesmo. Cristo "revela o homem a si mesmo e deixa claro sua suprema vocação, que é a de participar no mistério divino da vida da Santíssima Trindade" (n. 13). Homem partes neste mistério sobre a terra através da graça e no céu pela contemplação direta de Deus.
Fé é a resposta obediente do homem à revelação de Deus (n. 13). Pela fé o homem aceita a verdade da revelação de Cristo, que é garantida por Deus. Porque um ato de fé envolve livremente confiar-se a Deus e voluntário assentimento à sua revelação, ela tem uma dimensão moral. Precedido pelo dom da graça e assistida pelo Espírito Santo, é um ato de mente e da vontade. "Homens e mulheres podem realizar nenhum ato mais importante em suas vidas do que o ato de fé, é aqui que a liberdade alcança a certeza da verdade e decide viver em que a verdade" (n. 13).
Sem comentários:
Enviar um comentário