Os Ensinamentos do Papa João Paulo II: Resumos de documentos papais por John E. Fagan sucintamente resume principais documentos do Papa com ênfase nas questões de interesse para os leigos. É perfeito como uma introdução ou como um guia de referência rápida para volumosos escritos de João Paulo II.
"Fé e razão são como duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade, e Deus colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade - em uma palavra, a conhecer-se - de modo que, conhecendo e amando a Deus, homens e mulheres pode vir para a plenitude da verdade sobre si mesmo " (n. 1). Com estas palavras, o Papa João Paulo II começa a encíclica, Fides et Ratio. Cerca de 12 anos de trabalho, é a primeira encíclica sobre a relação entre fé e razão, desde o Papa Leão XIII publicou Aeterni Patris, em 1879.
Logo após a encíclica foi publicada, João Paulo, desde seu próprio resumo de alguns dos seus elementos-chave em um endereço a um grupo de bispos norte-americanos que estavam visitando Roma. Ele disse que ele "quis defender a capacidade da razão humana de conhecer a verdade. Esta confiança na razão é uma parte integrante da tradição intelectual católica, mas precisa reafirmar hoje em face da dúvida generalizada e doutrinária sobre a nossa capacidade de responder as questões fundamentais: Quem sou eu onde eu vim e para onde eu vou Porque existe o mal que é que existirá depois desta vida "(Ad Limina Endereço de 24 de outubro de 1998, n º 5).??.
A falta de confiança na própria capacidade de conhecer a verdade tem sérias consequências para o comportamento do homem na vida diária. Sem a verdade objetiva, o homem é deixado à deriva (n. 5). Dada a fraqueza humana, a força das paixões do homem, isto leva inevitavelmente a tragédia. Como disse o Papa aos bispos dos Estados Unidos, "A história violenta deste século é devido, em grande parte, ao encerramento da razão para a existência da verdade última e objetiva. O resultado tem sido um ceticismo generalizado e relativismo, que não levaram a uma humanidade mais "madura", mas para muito desespero e irracionalidade " (Discurso, n. 5).
Verdade é conhecida através de uma combinação de fé e razão. A ausência de qualquer um dos dois vai diminuir a capacidade do homem para conhecer a si mesmo, o mundo e Deus (n. 16). A razão humana busca a verdade, mas a verdade última sobre o sentido da vida não pode ser encontrado pela razão (n. 42).
O primeiro Papa explica as funções próprias de fé e razão no caminho do homem de verdade. Em seguida, ele explica como eles complementam e apoiar um ao outro com compatibilidade completa.
Sem comentários:
Enviar um comentário