Razão
O homem pode saber que Deus existe, refletindo sobre a criação. Como lemos no Livro da Sabedoria: "A partir da grandeza e da beleza das coisas criadas, chegar ao conhecimento do seu Criador" (Sb 13:.. 5, cf, Rm 1. 20, n 19). "Se os seres humanos não conseguem reconhecer Deus como o criador de tudo, não é porque eles não têm os meios, mas porque a sua vontade livre e pelo seu pecado um impedimento no caminho" (n. 19).
Razão estabelece a base para a fé e faz revelação "credível." A razão é, assim, o terreno comum entre crentes e descrentes.
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Capacidade intelectual do homem, a sua capacidade para raciocinar e pensar em termos abstratos, é um grande presente. O homem pode adquirir verdadeiro conhecimento de si mesmo, de Deus e do mundo. O homem nasce com o desejo de conhecer a verdade sobre si mesmo. É essencial que ele encontrar a verdade, pois só escolher os verdadeiros valores pelo qual vivem ele pode ser fiel a sua natureza e encontrar a felicidade (n. 25). Ninguém pode evitar a necessidade de abordar questões fundamentais da vida (n. 27). Na verdade o homem pode ser definido como "aquele que procura a verdade" (n. 28).
O homem deve depender, em grande medida, os outros como fonte de conhecimento. Ele é incapaz de verificar factualmente mesmo uma pequena parte de seu conhecimento próprio. Portanto, ele deve confiar na veracidade dos que ensiná-lo. "Isso significa que o ser humano - aquele que busca a verdade - é também aquele que vive de crenças" (n. 31).
Crença envolve relações interpessoais, porque põe em jogo não só a capacidade de saber, mas também a capacidade de entregar-se aos outros. "O conhecimento através da crença, que se fundamenta na confiança entre as pessoas, está ligado à verdade: no ato de crer homens e mulheres entregam-se à verdade que o outro lhe manifesta" (n. 32) Mártires são particularmente confiável. testemunhas da verdade sobre a existência humana.
A busca da verdade sobre o sentido da vida pode chegar ao seu final, apenas no absoluto, porque o mundo finito não fornece uma resposta satisfatória. O homem não deve apenas exercer sua razão, ele também deve confiar em outras pessoas na busca da verdade última. Ele experimenta não só uma necessidade inata para a verdade, mas também uma necessidade inata de uma pessoa a quem ele pode confiar-se na jornada para encontrá-lo (n. 33).
Neste ponto, a fé cristã vem ao seu encontro, oferecendo a possibilidade concreta de alcançar o objetivo que procura. Ele permite-lhe encontrar o mistério de Cristo (n. 33). Jesus Cristo é a Verdade que ele está buscando e da pessoa a quem ele pode confiar-se confiante para encontrá-lo. A unidade da verdade, natural e revelada, encontra a sua identificação viva e pessoal em Cristo. O que a razão humana procura tão ardentemente só pode ser encontrada em Cristo (n. 34). Com o dom da graça e assentimento pessoal do homem à revelação de Deus, a sabedoria humana conhecida pela crença é transformada pela fé teológica. Assim, em conhecer e amar a Deus por meio da fé, o homem chega à verdade última sobre si mesmo (n. 1).
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